8 dicas de portfólio que já ajudaram 8 mil flamingos a conseguirem emprego

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Ter um trabalho incrível é a parte mais importante de um portfólio de sucesso. Saber como apresentar cada detalhe da sua pasta é tão importante quanto.

Pippa Seichrist, Co-Fundadora da Miami Ad School, tem 8 dicas de portfólio que ajudaram milhares de criativos no início de suas carreiras.

Um trabalho criativo impressionante e surpreendente é a parte mais importante de um portfólio. Mas até mesmo o melhor trabalho criativo precisa ser apresentado da maneira certa para cativar as pessoas. Aqui vão algumas dicas de portfólio que dou aos alunos da Miami Ad School para terem certeza de que suas pastas irão ajudar a conseguir a carreira dos seus sonhos.

Os portfólios estão todos online. Quando você envia seu link para um recrutador ou Diretor de Criação, é preciso impressioná-los antes que eles possam passar para o próximo portfólio em sua longa lista de candidatos.

“Você precisa que cada pequeno pixel do seu portfólio colabore para a sua marca pessoal.” Pippa Seichrist

1. A foto da sua bio precisa ser criativa e memorável

Assim como a foto em um perfil de relacionamentos, a foto da sua biografia deve permitir que você seja facilmente reconhecido por alguém que você conhece. Não estou falando da foto do seu RG. Você precisa de uma foto que transmita a personalidade e criatividade que será lembrada pelo recrutador ou Diretor de Criação. Dessa forma, geramos uma conexão entre o seu brilhante trabalho e o seu rostinho sorridente.

2. Deixe a sua bio convidativa e fácil de ler

Não é hora de ser formal, então escreva a sua biografia na primeira pessoa. Não tenha medo, escreva como se estivesse falando com seu melhor amigo. A leitura precisa ser solta e sempre reproduzindo a sua personalidade. Um recrutador analisa a forma como você se apresenta porque isso dá uma ideia de como você apresentará as marcas de seus clientes. Você não quer nenhum erro, então use o corretor ortográfico!

Um tempo atrás, eu estava em uma reunião com o Google Creative Lab em Nova York e eles tiveram uma visão interessante. Eles gostariam que as biografias fossem escritas como tweets. Conte a sua história em 280 caracteres. Quanto maior a disputa de vagas, mais portfólios os recrutadores recebem. O tempo é curto para centenas de pastas serem analisadas e talvez um tweet seja curto demais, mas é melhor que você deixe a sua bio com menos de 200 palavras.

3. Cada thumbnail na página principal do seu portfólio deve ser um colírio para os olhos

Faça todo mundo que visualize sua pasta querer namorar os seus projetos. São essas miniaturas que irão motivar as pessoas a clicarem e verem os trabalhos. Como um trailer de filmes, você quer que o diretor criativo pense: “Ah, preciso ver isso”. Redatores, planejadores estratégicos e estrategistas de social media: o recado também vale para vocês. Por favor, não transforme sua thumbnail em uma grade chata de logotipos.

4. Não desperdice o valioso espaço no final da sua thumbnail

Este é o seu portfólio, então o Diretor de Criação ou recrutador já sabem que você esteve envolvido e não se importam com quem foram seus parceiros. Procure escrever algo interessante sobre o projeto e desperte ainda mais o interesse de quem visualizá-lo. Seja conciso e direto ao ponto. Tudo o que você está tentando fazer é conseguir o click deles. Se eles não clicarem e não virem seu trabalho, é melhor nem mesmo estar em seu portfólio.

5. Fuja de projetos clichês de estudantes

Preservativos, estúdios de tatuagem, passeadores de cães e, claro, Tabasco. Se você tem uma campanha para a Nike, ela precisa ser ge-ni-al. Não seja previsível. Evite muitas soluções visuais fáceis com um logotipo no canto ou muito humor sexual exagerado.

6. Demonstre sua habilidade de solucionar problemas de negócios com campanhas integradas

Talvez você as conheça como campanhas de 360º graus. E é bom que você tenha várias delas na sua pasta. Por exemplo, veja esta campanha impressa para tênis Chuck Taylor da Converse:

Podemos ver uma ótima fotografia e copy divertido, mas levar estas imagens para outdoor, busdoor e pôster não a tornaria uma campanha integrada. Contudo, se você criar um spot de rádio que contasse a história “Classic Matches Anything” com a mesma estratégia e mensagem, isso funcionaria. Seria possível criar uma campanha de mídia social que incentivasse o público a compartilhar fotos de como eles usam seus clássicos Chucks com estilo. Então talvez a Converse pudesse apresentar as melhores fotos em uma campanha online. Isso também seria um excelente exemplo de integração.

7. Deixe os seus projetos os mais concisos possíveis

É aqui que você deseja mostrar o trabalho que conquistou um prêmio e dar crédito aos seus parceiros. Então neste momento você  transmite informações adicionais que darão ao leitor mais informações sobre a campanha. Se for um vídeo, o mantenha o mais breve possível. É melhor manter o estudo de case em até 60 segundos, especialmente se a campanha não for vencedora de prêmio. O ideal é que você mantenha em 30 segundos. Se for possível defender seu case sem usar vídeo, isso é ainda melhor.

8. Tenha um projeto pessoal para contar melhor sobre quem você é

Se uma agência entrevistar 10 pessoas, ela pode chegar até 3 candidatos. Digamos que os três estejam em um empate virtual no que diz respeito ao trabalho de qualidade. Como a empresa decide quem contratar? Eles vão querer saber mais sobre quem são esses três candidatos. Eles são interessantes? Eles se encaixam na cultura de nossa empresa? Quem são eles como pessoas criativas?

Projetos pessoais são uma ótima forma de mostrar o que o torna único. O que você faz? Por quais hobbies ou causas você é apaixonado? Um projeto pessoal mostra seus interesses aplicados em algo que você realmente ama. E este trabalho pode ser exatamente o que coloca seu portfólio no topo e garante a sua vaga.

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