O QUE É O CRIA DA QUEBRADA?
Sabia que mesmo formando o grande mercado consumidor do país ao representarem 54% da população, pessoas negras representam apenas 30% dos publicitários? E que apenas 15% dos cargos de diretoria em agências de propaganda são ocupados por profissionais negros?
O objetivo do projeto é justamente mudar essa realidade com cada vez mais jovens negros recebendo educação e formação criativa e estratégica visando a inclusão dessa nova geração no mercado de trabalho, seja em agencias de publicidade ou em empresas.
Objetivo do Programa
Cria da Quebrada é um projeto que visa mais inclusão, educação, transformação e empregabilidade de jovens negros na indústria Criativa.
Feito em parceria Miami Ad School, GREY, P&G e Universidade Zumbi dos Palmares que visa transformar estudantes de periferia em criativos para o mercado da comunicação.
O objetivo do projeto é ser a principal ponte entre a potência de jovens criativos periféricos e o ecossistema de comunicação.
Educar e formar criativamente jovens negros nas áreas de redação e direção de arte.
E dar a eles um conhecimento técnico das ferramentas de criatividade para desenvolver ideias para as marcas e construir um portfólio para aumentar a empregabilidade na indústria da comunicação.
Público-alvo
O projeto será formado por duas turmas de 30 alunos, escolhidos através dos processos de análise e seleção feitos pela consultoria Indique, e um comitê composto pela P&G, Miami Ad School e Grey Brasil. Eles serão baseados no seguinte perfil:
- O conhecimento prévio sobre comunicação/criatividade;
- Potencial criativo/habilidades (escrita ou visual);
- Atividades e projetos que participam e executam;
- A pergunta: porque você deveria ser o selecionado para fazer parte deste programa?
- Avaliação de portfólio caso já possua um.
Programa
Os cursos tem um total de 6 meses. O curso de Redação tem 237 horas e o de Direção de Arte tem 255 horas aulas distribuídas entre preparação dos conteúdos pelos professores, módulos ministrados, orientações e palestras.
As aulas serão ao vivo, 4X por semana, sempre no período noturno, em um sistema híbrido: presencial e online.
1ª Etapa – fase preparatória
Uma fase abrangente com a inclusão do vocabulário criativo e com 4 módulos que falam sobre criatividade e suas habilidades específicas dentro da comunicação.
Os alunos conhecerão diversas possibilidades de carreiras criativas podendo, assim, escolher melhor o que cursarão na segunda fase.
_ Módulo l
Criatividade e processos criativos. Que jornada é essa?
_ Módulo ll
Entendendo o que é redação.
_ Módulo lll
Entendendo o que é direção de arte.
_ Módulo IV
Comunicação digital, dados e tecnologia.
2ª Etapa – fase técnica e escolha de carreira
Após a 1ª etapa, cada aluno passará por um questionário orientando-o, através de mentorias, para poder escolher a trilha que deseja: redação ou direção de arte.
Na 2ª etapa, os alunos serão divididos em dois grupos de acordo com suas habilidades profissionais: Programa de Redação e Programa de Direção de Arte.
Programa de Redação – 10 módulos (cada um com 6 aulas)
Programa de Direção de Arte – 11 módulos (cada um com 6 aulas)
Os módulos da 2ª etapa serão divididos em 3 blocos de conhecimentos: exposição do assunto, análise de casos e conexão com o mercado. Os blocos também terão exercícios, orientação e feedbacks.
Alguns módulos serão específicos de cada habilidade criativa (redação e direção de arte), outros serão dados para os dois programas.
_ Bloco I – 5 módulos
Pensamento criativo
Direção de arte básica
Redação 1 (títulos, textos, posts)
Laboratório de software 1
Tipografia
_ Bloco II – 5 módulos
Fotografia
Laboratório de software 2
Promo e Ativação
Redação 2 (roteiros – comerciais, conteúdo, rádio e podcasts)
Criatividade e tecnologia/ambiente digital
_ Bloco III – 4 módulos
Ilustração
Direção de arte avançada
Redação Avançada
Preparação portfólio (suas ideias e sua apresentação estética)
* Os alunos também terão suporte didático através de apresentações ppts, Keynotes, indicações bibliográficas, entre outros. O curso também poderá oferecer assinaturas de softwares necessários, assim como laboratório e acessórios para as aulas de fotografia e ilustração.
** Entre os blocos acadêmicos teremos sessões com convidados para palestras com assuntos que envolvam criatividade, inclusão e diversidade.
_ Bloco IV
Os alunos e alunas terão palestras e mentorias sobre inserção no mercado de trabalho da comunicação.
Quando começa a próxima turma?
Início das aulas: 24 de junho
Inscrições até o dia 2 de junho
Dias e horários das aulas:
O curso ocorrerá 4 dias na semana, às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. O cronograma completo é encaminhado aos alunos inscritos em até 48 horas antes do início do curso.
O curso de criação será realizado de forma híbrida em São Paulo, destinado a residentes na cidade.
Local das aulas presencias:
As aulas presenciais acontecerão na Universidade Zumbi dos Palmares que fica localizada no CE Tietê – Centro Esportivo Tietê, Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, São Paulo
Final do projeto
Os alunos receberão um certificado de conclusão com selo Universidade Zumbi + Miami Ad School e patrocínio da P&G em um evento de formatura com os portfólios disponibilizados para empresas convidadas para futuras vagas de estágio. O certificado de conclusão do curso será entregue aos alunos que cumprirem 80% de frequência nas aulas e nota mínima 6,0.
Sobre a Miami Ad School
Uma das melhores e mais premiadas escolas de criatividade e estratégia do mundo.
Eleita, 7 vezes Escola do Ano no Festival de Cannes de Criatividade, França.
Educar e formar criativamente esses jovens talentosos será, certamente, uma das maiores mudanças na vida de todos eles.
Assim, a Miami Ad School terá o importante papel de garantir que o potencial desses jovens criativos faça parte do ecossistema de comunicação.
Para isso, proporcionará a melhor experiência acadêmica na área de comunicação, dando o conhecimento teórico e prático das ferramentas de criatividade das áreas de Redação e Direção de Arte.