O QUE É O CRIA DA QUEBRADA?
Sabia que mesmo formando o grande mercado consumidor do país ao representarem 54% da população, pessoas negras representam apenas 30% dos publicitários? E que apenas 15% dos cargos de diretoria em agências de propaganda são ocupados por profissionais negros?
O objetivo do projeto é justamente mudar essa realidade com cada vez mais jovens negros recebendo educação e formação criativa e estratégica visando a inclusão dessa nova geração no mercado de trabalho, seja em agencias de publicidade ou em empresas.
Objetivo do Programa
Treinar pessoas da periferia, estimulando o olhar estratégico através de metodologias práticas que as tornem aptas a desenvolver o trajeto estratégico e planejamento criativo, do propósito de marca ao lançamento de campanhas e produtos, para que possam entrar no mercado e construir carreira na área de comunicação e marketing. Ao final do curso, os alunos estarão prontos para analisar adequadamente e propor soluções estratégicas para os desafios enfrentados pelos clientes, sejam eles marca e seus produtos ou serviços e consumidores das mesmas, focando inteiramente nas diferentes jornadas de cada público potencial e traduzindo as necessidades desses públicos de forma inspiradora para os times criativos.
Público-alvo
O projeto será formado por duas turmas de 30 alunos, escolhidos através dos processos de análise e seleção feitos pela consultoria Indique, e um comitê composto pela P&G, Miami Ad School e Grey Brasil. Eles serão baseados no seguinte perfil:
- Potencial e raciocínio estratégico;
- Conhecimento prévio sobre comunicação/estratégia;
- Atividades e projetos que participaram e executaram;
- Resposta à pergunta: por que você deveria ser o selecionado para fazer parte deste programa?
- Avaliação de portfólio caso já possua um.
Programa planejamento & estratégia
O curso tem um total de 82 horas distribuídas entre preparação dos conteúdos pelos professores, módulos ministrados, orientações e palestras.
A duração das aulas e orientações será de 2 horas cada uma, com dia adicional de 6 horas (das 10h às 17h com pausa de 1 hora para almoço), para a apresentação final dos projetos, 6 horas para um workshop de brand sprint, 6 horas adicionais para o ciclo de orientação de carreiras ao final do curso e 6 horas de palestras distribuídas ao longo dos módulos (3 palestras de 2 horas cada).
Os alunos terão atividades em aula para melhor absorção e fixação do conteúdo aprendido. Ao longo do curso, os alunos também irão desenvolver um projeto real brifado pela P&G com o apoio dos orientadores.
Todas as aulas serão online, através do Zoom, gravadas e estarão disponíveis para consulta futura pelo período de 3 meses após o encerramento do curso.
_ Módulo I – Entendendo o problema
O que é Estratégia e essa
Carreira
Caixa de ferramentas básicas em Estratégia
Fazendo as perguntas certas
Realizando a Investigação
Briefing do projeto real e divisão dos grupos
Orientação I – PROBLEMA
_ Módulo II – Encontrando o melhor caminho
Pesquisa Qualitativa
Desk Research
Estratégia Fora da Caixinha
Gerando Direcionais
Observação e desenvolvimento de insight
Orientação II – DIRECIONAIS
Palestra
_ Módulo III – Desenvolvendo narrativa
Insight & Briefing
Brand Purpose: o que é isso e o que mudou nos últimos anos
Mapeando os gatilhos de interação e consumo.
Arquétipos & Desenvolvimento de personas
Construindo Narrativas
Orientação III – PERSONAS
_Módulo IV – Definindo o plano estratégico e soluções
Apresentação e Storytelling
Ideias Trajetórias e Performance
Como usar a estratégia para diferenciar a marca ou produto no ambiente online: redes sociais, comunicação digital, web, CRM.
Cultural & Human Strategy
Orientação IV – CAMINHOS
Palestra
_Módulo V – Conhecendo diferentes tipos de estratégia
Planejando o Futuro: Tecnologias Exponenciais
Usabilidade de data e automação: Data Strategy
UX Strategy
Princípios Fundamentais de Branding: Brand Strategy
Brand Sprint – workshop (das 10 às 17h)
_Módulo VI – Colocando em prática
Sprint Labs
Palestra
Orientações finais
Apresentação final (6 horas)
Ciclo de orientação de carreira (3 dias, 2 horas por dia)
1 Orientador por turma
Planejando e entregando o programa
As responsabilidades da escola a partir da assinatura do contrato são:
- Coordenação do desenvolvimento dos conteúdos e materiais
- Confirmação de profissionais que formarão o grupo de professores
- Coordenação dos professores e suas agendas
- Coordenação da entrega do programa
- Avaliação final do programa por alunos e clientes
Quando começa a próxima turma?
Início das aulas: 26 de junho
Inscrições até o dia 2 de junho
Dias e horários das aulas:
Às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. O calendário completo do curso será enviado aos alunos inscritos.
*As palestras acontecerão em outros dias da semana das 19h30 às 21h30. O workshop e as apresentações finais acontecerão em um sábado das 10h às 17h com pausa de 1 hora para almoço.
O curso de planejamento será realizado de forma online.
Certificado:
O curso será entregue aos alunos que cumprirem 80% de frequência nas aulas.
Sobre a Miami Ad School
Uma das melhores e mais premiadas escolas de criatividade e estratégia do mundo.
Eleita, 7 vezes Escola do Ano no Festival de Cannes de Criatividade, França.
Educar e formar criativamente esses jovens talentosos será, certamente, uma das maiores mudanças na vida de todos eles.
Assim, a Miami Ad School terá o importante papel de garantir que o potencial desses jovens criativos faça parte do ecossistema de comunicação.
Para isso, proporcionará a melhor experiência acadêmica na área de comunicação, dando o conhecimento teórico e prático das ferramentas de criatividade das áreas de Redação e Direção de Arte.