Interpretação de briefing: Como traduzir o briefing em ações estratégicas.
Pesquisa de mercado: Técnicas para entender o público e o mercado.
Planejamento de campanhas: Desenvolvimento e execução de campanhas, produtos e comunicação.
O primeiro módulo irá apresentar as bases do trabalho estratégico, dando uma visão do que é a área, como é o processo de forma geral, quais as habilidades um profissional deve ter e desemvolver, além da apresentação de modelos de ¨framework¨ para que você já possa colocar em prática o processo de pensamento estratégico.
Conteúdo:
– O que é Estratégia.
– Como é o processo do trabalho estratégico.
– Quais as habilidades necessárias para Estratégia.
Desafio: começar a levantar hipóteses para o problema do brief e definição de público.
O segundo módulo traz um olhar para algo essencial no trabalho estratégico: a investigação. Com técnicas de pesquisa de mercado e um olhar sobre como levar isso para o dia a dia, vamos ver como tirar inteligência e interpretação das pesquisas.
Conteúdo:
– Pesquisa de mercado: instrumento a serviço da criatividade.
– Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
– Como colocar a pesquisa em prática no dia a dia.
– Oportunidades, como identificá-las.
Desafio: desenhar um processo de pesquisa e colocar em prática alguma metodologia para conhecer melhor o público e trabalhar as hipóteses. A professora irá acompanhar a pesquisa de cada grupo para o projeto e dar orientação para a realização da mesma.
O módulo apresenta uma ferramenta essencial ao pensamento estratégico: o brief. É nesse momento que se chega a um direcional criativo a partir das investigações feitas, traçando uma rota para que as ideias se desenvolvam em torno de algo em comum.
Conteúdo:
– O insight.
– O brief e briefing: um processo de criação contínuo.
Desafio: desenvolver um brief a partir das descobertas feitas, pensar em possíveis caminhos criativos.
O quarto módulo abre o diálogo de Estratégia com as outras áreas, promovendo a tão necessária visão de integração. É o trabalho de Estratégia saindo da caixinha e ganhando vida com dados, criatividade, canais e redes sociais.
Conteúdo:
– Apresentação de cases de ideias criativas onde dados são a base do insight
– Apresentação de dados sobre população conectada e uso de plataformas digitais
– Evolução de conteúdo de marca
– Desenvolvimento de estratégia de redes sociais
Desafio: definir um plano de aplicação, canais e redes.
Apresentações são uma das principais formas de nos comunicarmos com as outras áreas, clientes, parceiros. Por isso, o último módulo traz esse assunto e finaliza o curso mostrando como criar narrativas e vender ideias.
Conteúdo:
– Construção de raciocínio e apresentação de ideias.
– O visual na narrativa.
Desafio: montar uma apresentação curta contando o projeto que fez durante o curso.
Além dos 5 módulos, os alunos terão orientações com a coordenação para construção do projeto e concretização da estrutura final do trabalho, a ser construído durante o curso e concluído nesta última aula com uma apresentação para a turma inteira e um professor convidado que irá dar o feedback de cada apresentação, fazendo o papel do cliente. Apresentar o projeto e assistir outros grupos é altamente relevante para colocar em prática todo o conteúdo adquirido e poder ver na prática como será uma apresentação de estratégia na vida real.